DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE LEUCEMIAS

Método: RT-PCR

​Qual o objetivo desse exame?

Já se sabe que as leucemias são doenças genéticas e que a maioria dos tipos de leucemias possuem marcadores genéticos específicos e que podem ser utilizados para diagnosticar o tipo exato de leucemia que o paciente tem. Por exemplo, a Leucemia Mielóide Crônica possui a translocação dos genes BCR/ABL como marcador diagnóstico, a Leucemia Mielóide Aguda M3 possui a translocação dos genes PML/RARA como marcador diagnóstico e do mesmo modo, outras leucemias possuem marcadores genéticos associados.

Sendo assim, esse exame tem por objetivo detectar a presença do marcador genético para se definir o tipo específico de leucemia que acomete o paciente.

Como esse exame pode contribuir para o tratamento/cura do paciente?

Para cada tipo de leucemia existe um tratamento específico, portanto ao detectar o marcador genético e definir o tipo específico de leucemia, é possível determinar o melhor tratamento e isso deve acontecer o mais rápido possível pois quanto mais precoce o início do tratamento, maior será a chance de cura.

Qual o material utilizado para fazer o exame e em quanto tempo ele fica pronto?

O material indicado para realizar esse exame é a medula óssea e a coleta é chamada de Biópsia de Medula Óssea e deve ser realizada por um médico experiente. Ao ser coletada, a amostra deve ser encaminhada imediatamente para o laboratório juntamente com a solicitação médica e o formulário de solicitação preenchidos.

Após dar entrada no laboratório, o exame estará pronto em 5 dias úteis.