Citogenética
CARIÓTIPO COM BANDA G PARA DOENÇAS HEMATOLÓGICAS
Mnemônico: CARIOHEM
TUSS: 40501043
Material: Medula óssea (primeiro aspirado) ou sangue periférico com infiltração de pelo menos 20% de blastos (Tubo de heparina sódica: verde ou azul escuro)
Volume:
- 3,0 a 5,0mL (Medula óssea ou sangue periférico com infiltração de pelo menos 20% de blastos)
Instruções:
- Envio de formulário e pedido médico, contendo a indicação clínica;
- Em caso de transplante de medula óssea é imprescindível informar o gênero do doador e tipo de transplante (autólogo ou halogênico);
- Alguns medicamentos interferem no crescimento celular in vitro (ex. antibióticos), podendo causar inibição do índice mitótico e possibilidade de recoleta;
- Pacientes em tratamento quimioterápico, ou logo após tratamento podem apresentar ausência de metáfases após cultivo celular.
Conservação:
- Enviar imediatamente ao laboratório, em temperatura ambiente em no máximo 6h.
- Para períodos de transporte mais longos a medula deve ser transferida para o kit de transporte de medula óssea que deve ser solicitado com antecedência ao laboratório. O kit deve ser transportado resfriado (2 a 8oC) antes e após a coleta.
- A amostra deve estar no laboratório em no máximo 36 horas após a coleta.
- Importante: deixar o material afastado do gelox/gelo para não hemolisar a amostra durante o transporte.
Critérios de Rejeição:
- Amostras congeladas ou anticoagulante incorreto;
- Amostra coagulada;
- Amostra não estéril;
- Volume insuficiente;
- Amostra hemolisada;
Método: Cultura de células com bandamento G
Prazo de Liberação do Resultado (a partir da entrada do material no setor técnico): 10 dias úteis.
Descrição: O cariótipo hematológico permite detectar alterações numéricas e estruturais associadas às diferentes doenças hematológicas conforme hipótese diagnóstica.
As células são cultivadas em meio de cultura. Após essa etapa os cromossomos são expostos, fixados e corados em lâmina por bandamento G que permite a identificação de cada cromossomo individualmente ao microscópio óptico.
Formato do Resultado:
MÉTODO: Cultura celular
RESULTADO:
VALOR DE REFERÊNCIA:
46,XX - Sexo feminino
46,XY - Sexo masculino
INTERPRETAÇÃO:
O cariótipo hematológico realizado pela técnica de banda G detecta alterações a nível cromossômico, como alterações numéricas e estruturais adquiridas que vão auxiliar no diagnóstico, prognóstico e resposta do tratamento das diversas doenças hematológicas. No caso de transplante de medula óssea com doador e receptor de sexos diferentes é possível avaliar quimerismo da medula óssea.